segunda-feira, novembro 13, 2006

Suflê de Alho-Poró, Cogumelo Portobello e Brie

Ingredientes
para o bechamel
½ l de leite
50 g de manteiga
50 g de farinha de trigo peneirada
1 colher de café de sal
½ colher de café de pimenta branca
Para o suflê
4 colheres de sopa (bem cheias) de bechamel
30 g de cogumelo portobello
30 g de queijo brie
20 g de alho-poró picado
1 colher de sopa de manteiga
3 gemas de ovo
sal e pimenta a gosto
3 claras de ovo
1 colher de sopa de curry picante.

Modo de Preparo
Bechamel
Primeiro fazer o bechamel, que é a mistura de leite, farinha de trigo e manteiga.
Ferver o leite e deixá-lo no fogo. Numa outra panela, esquentar a manteiga e misturar, pouco a pouco e sempre mexendo com a colher de pau, a farinha de trigo. Em seguida, sempre aos poucos e mexendo, incorporar o leite fervendo. Uma operação delicada, pois pode formar caroços. Se isso acontecer, não se desespere: continue a operação e depois bata no liquidificador. Temperar com sal e pimenta e deixar esfriar.
Suflê
Antes de tudo, esquente o forno. O suflê deve ser colocado no forno já quente. Lave e seque delicadamente os cogumelos, corte em quatro ou lamine se eles forem grandes.
Em uma frigideira derreta um pouco de manteiga em um pouco de óleo, espere esquentar bem e coloque os cogumelos. Espere ficarem dourados, tempere com pimenta, sal e salsinha picada e reserve. Na mesma frigideira derreta manteiga e salteie o alho-poró sem dorar. Junte o bechamel e o queijo brie mexendo até incorporar. Retire a frigideira do fogo e, sempre batendo vigorosamente, junte, uma a uma, as gemas. Pode voltar a panela rapidamente ao fogo apenas para manter a temperatura. Mas deve-se tomar cuidado para que a gema não cozinhe, não solidifique. O resultado deve ser um liquido grosso. Enquanto estiver trabalhando no fogão, bata as claras em neve. Bata bem, até que fiquem realmente firmes. Esse é um dos segredos do suflê. A clara batida deve ser firme, deve ficar nas pás da batedeira quando elas forem levantadas. Não deve escorrer.
Agora, outro segredo: junte, muito delicadamente, numa vasilha grande a clara a preparação inicial. Incorpore fora do forno e quase em câmera lenta. Use uma escumadeira e coloque a clara em três vezes: primeiro, incorpore um pouco de clara batida e, bem devagar, vai mexendo; depois repita a operação mais duas vezes, até conseguir uma mistura homogênea. Atenção: se a clara desabar, o suflê não vai crescer.
Utilizar uma vasilha de barro esmaltado, ou de louça, para levar o suflê ao forno.
Com a escumadeira, coloque aos poucos e sem forçar, sem prensar, o suflê na vasilha. Encha bem. O suflê deve fazer um montinho acima da boca da cumbuca.
Coloque no forno. O tempo vai depender do forno. Pode abrir para verificar, mas é bom não exagerar. Quando o suflê crescer e o topo começar a escurecer, dourar. Está pronto.


Panelinha

Nenhum comentário: